sexta-feira, 17 de julho de 2009

A rádio feita na Escola.

Passo a passo para professores e alunos produzirem seus próprios programas de áudio.

Basta um microfone plugado no computador, um fone de ouvido e um simples software para gravar. Pronto! Com isso já é possível ter um pequeno estúdio de rádio na escola e, conseqüentemente, uma nova atividade para desenvolver com os alunos. E o melhor: não é preciso ter um grande domínio de informática nem ser técnico de áudio para produzir um programa.

Dica: Antes de tudo, fale algumas palavras ao microfone para testá-lo e verifique se está escutando sua voz na caixa de som ou no fone de ouvido ligado ao computador.

A primeira etapa é fazer o download do software PodProducer, que é gratuito, tem versão em português e é fácil de manusear. Para obtê-lo, acesse www.podproducer.net/files/PodProducer_beta_0_25.exe. Após baixá-lo, siga as instruções de instalação do software. Depois de instalado, ao abrir o PodProducer, será necessário ajustar algumas configurações básicas antes de começar a gravar. No canto superior direito da tela, há algumas abas com opções. Escolha “Configuração”. Ao clicar, aparecerão alguns campos, mas não é necessário alterá-los. Em um primeiro momento, apenas preencha o campo Bitrate (Kbps), com o valor 96.

Após a etapa inicial, já é possível produzir os trechos falados. Clique na aba “Gravação”; logo abaixo aparecerão os botões REC, STOP e PAUSA. Aproxime o microfone da boca para garantir a nitidez do som e evitar ruídos externos, clique no botão REC e comece a falar. Para controlar o tempo do trecho a ser gravado, note que o cronômetro começará a correr após acionar o REC. Ao finalizar, aperte STOP. Em seguida, clique no botão “Salvar episódio”, situado abaixo do REC.

Aparecerá uma tela para guardar essa primeira gravação, nomeie o arquivo como Trecho 1.

É possível gravar várias passagens como essa com a duração desejada. Para produzir um segundo trecho, repita os procedimentos acima. Para facilitar, a cada programa produzido, crie uma pasta no computador e salve os trechos correspondentes.

Após essa etapa, o próximo passo é tornar acessível o material gravado para poder associá-lo a uma música de fundo, uma vinheta ou outro trecho falado. Para isso, observe que, na parte central superior da tela, há três quadros, cada um possibilitando uma entrada de áudio diferente.
Para executar o áudio no primeiro quadro, clique na pastinha amarela. Selecione um dos trechos gravados anteriormente. Por exemplo, Trecho 1. Ao apertar Play nesse quadro, será executado o trecho escolhido. Para colocar uma música de fundo, repita o procedimento anterior, só que agora no quadro de baixo. E, em vez de selecionar algum trecho gravado, escolha um arquivo de áudio MP3 que esteja armazenado no computador.

A última etapa consiste em gravar o programa. Se no primeiro quadro entrou o arquivo Trecho 1 e no segundo uma trilha, para que essa música fique de fundo aperte o Play nesse segundo quadro e abaixe um pouco o volume.

Com a trilha de fundo tocando, aperte o Play no quadro onde está o Trecho1. Perceba que os dois áudios estarão sendo executados simultaneamente: a fala e a trilha de fundo. Ouça até o final para verificar se não há algum problema. Estando de acordo, reinicie os sons nos dois quadros (Aperte Parar e depois Play) e imediatamente clique no botão REC, no lado direito (o mesmo utilizado para gravar os trechos na primeira etapa). Ao terminar o programa, aperte STOP e salve, utilizando o mesmo procedimento realizado para salvar trechos. O programa está pronto!

por Michel Daoun

Nenhum comentário:

Postar um comentário