sexta-feira, 17 de abril de 2009

Um lider ser faz ou já nasce feito?


É comum ouvir dizer que um líder não se faz, já nasce feito. Será verdade? Em nossa exigente sociedade, ser considerado um líder talentoso é o maior elogio que se pode receber. Neste contexto, a liderança é apresentaão como a pílula mágica que todos querem tomar.

A liderança outorga destaque, acentua o poder e, o mais importante, favorece o crescimento pessoal. Porém, as capacidades de liderança não são ingeridas como pílulas. Ao contrário da crença popular, a maioria dos líderes se faz; não vem de berço com as qualidades desejadas. É no dia a dia que as capacidades são aperfeiçoadas. E quais são as qualidades que esses líderes cultivam para gerar discípulos e seguidores?

Um líder notável tem uma visão diferenciada. Exatamente por isto está sempre pronto a destacar a quem tem méritos. Muitos líderes entendem que a maneira mais notável de fazer os liderados daremo melhor de si é tratá-los com distinção - e reconhecer méritos é muito mais eficaz do que as chamadas críticas construtivas, que na maioria das vezes fere em vez de ajudar. Líderes de verdade estimulam liderados a fazerem algo interessante e relatam isso para pessoas estratégicas e isso desencadeia o mais importante capital que um líder pode dispor.


Os líderes mais destacados sabem que correr riscos não é um exercício impensado - um paraquedista não entra em um avião sem antes ter verificado seus paraquedas. Seria inadmissivel. A idéia de risco traz sempre consigo a possibilidade de falhar e às vezes isto faz com que se espere que outros assumam a responsabilidade. Ao longo da jornada um líder precisa aprender a lidar com as perdas e não se deixar dominar pelo remorso. Aprender a recomeçar sempre é um milagroso exercício.

É fácil notar o grande número de pessoas que andam dando voltas e estão sempre no mesmo lugar. um líder está sempre à frente, abrindo espaço, criando oportunidades e mostrando o que fazer para atingir o topo de suas ambições positivas. No exercício da liderança, quando se dá algo a pessoas elas retribuem de forma positiva. Se forem apresentadas atitudes seguras, os liderados certamente registrarão isso. Uma das virtudes de um bom líder é arranjar seguidores de suas ações, aqueles que vão concretizar as idéias apresentadas.

Quando uma pessoa entende a importância do trabalho a ela delegado dá o melhor de si e imprime-lhe criatividade e dedicação. Mas quandovibram com ele, aplicam uma incontida energia para sua realização - é uma força motivacional contagiante. Líderes de sucesso reltam que se tiverem confiança naquilo que seus lideradosvão fazer, eles o farão de uma forma determinante. Mas, ao contrário, se houver a suspeita de que vão falhar, é provável que isso aconteça. É preciso criar estratégias motivacionais e uma delas é escrever e-mails e outras formas que exprimam reconhecimento e confiança. O fato dessa confiança ser demonstrada estimulará a auto-confiança e a satisfação.

A assiação de uma visão diferenciada com risco calculados, mostrar caminhos, motivar e transmitir confiança forma o perfil de um líder notável, motivador e com possibilidade de marcar uma época e ter muitos seguidores. Só para lembrar: não se nasce líder; faz-se líder.

Texto produzido: Noélio Duarte (Fonoaudiólogo, neurolinguista e conferencista motivacional.). Publicado na Revista Alshop em março 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário