quinta-feira, 30 de abril de 2009

Para interagir e aprender



Conheça as funções e saiba como instalar o Moodle e outros programas usados como ambientes virtuais de aprendizagem

Ambientes virtuais que agregam usuários segundo gostos e redes sociais proliferam na web. O Orkut e o Facebook são alguns exemplos de ambientes em que pessoas de todo o mundo interagem pela internet. O AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, é mais uma dessas ferramentas, criada, no entanto, para uso escolar.

Alguns desses ambientes virtuais de aprendizagem são pagos, outros são livres, mas todos têm a mesma proposta: oferecer um espaço em que professores e alunos possam interagir. Os ambientes são usados como ferramentas de educação a distância ou como um acompanhamento das aulas presenciais. Contudo, o uso dos softwares não se limita a uma disciplina ou classe. Os programas vêm sendo adotados para criar um espaço de interação entre todos os membros das instituições escolares.

O Moodle

Software livre apresentado na última edição de Carta na Escola (nº 34), o Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem voltado para a interação de professores e alunos. Com o programa, o docente cria e organiza conteúdos e atividades pedagógicas para seus alunos. Por seu pioneirismo ou sua funcionalidade, é a ferramenta mais usada.

O Moodle é gratuito e o seu uso, simples. No entanto, a instalação do programa requer algum conhecimento técnico de programação de computadores. A escola tem duas opções: recorrer aos técnicos de informática, se houver este setor na instituição, ou contratar os serviços da empresa brasileira licenciada pelo Moodle (www.gfarias.com). A instalação do programa custa 350 reais.

Depois de instalado, os usuários do Moodle devem ser divididos em uma hierarquia que já é pressuposta pelo software. O programa tem, basicamente, três vertentes: administrador, professor e aluno.

Uma dica é que o administrador seja a pessoa responsável pelo setor de informática da instituição. Isso porque suas funções no ambiente virtual serão técnicas, como criar páginas de cursos e cadastrar professores. O administrador de um ambiente virtual é o responsável por dar assistência para todo professor interessado em criar uma disciplina. Essa divisão apenas simplifica o trabalho: o técnico cuida da parte administrativa e o professor, da pedagógica.
No Moodle é possível cadastrar professores e alunos em diferentes disciplinas. Cada professor é responsável pela sua disciplina e os alunos têm acesso a todas as matérias que seus professores disponibilizarem.

Uso das ferramentas

As principais ferramentas usadas pelo professor são chamadas “recursos” e “atividades”. A primeira serve como uma espécie de arquivo para a disciplina. Os “recursos” são divididos em: criar uma página de texto, uma página de web independente da tela principal da disciplina, um link para outro site e a indexação de imagens e vídeos.
Já a ferramenta de “atividades” garante a interatividade entre professores e alunos. Algumas das atividades que um professor pode desenvolver são:

1. Fórum de discussão: pode ser criado pelos alunos ou professores, com opções para ser aberto a qualquer tema ou restrito a apenas um assunto.
2. Chat: permite um bate-papo em tempo real que pode ser agendado para um determinado dia ou estar sempre à disposição dos alunos.
3. Testes: questões cujas respostas podem ser dadas nos formatos de escolha múltipla, verdadeiro ou falso e respostas curtas. O professor pode dar nota aos testes, assim como limitar o tempo para se realizar a atividade.
4. Livro: possibilita a criação de uma sequência de páginas, em que o professor pode criar capítulos, indexar imagens e imprimi-lo em uma formatação definida pelo Moodle.
5. Trabalhos: atividades desenvolvidas pelo aluno a pedido do professor. Elas podem ter prazos e notas definidas.
6. Glossário: permite que se crie um dicionário com termos relacionados à disciplina, além disso, é possível anexar imagens e links às explicações.
Veja quais são os softwares, todos livres e gratuitos, desenvolvidos para ajudar o professor a gerenciar os conteúdos de sua disciplina e complementar as suas aulas:
O Teleduc (http://quimera.nied. unicamp.br) é desenvolvido pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação, da Universidade Estadual de Campinas. O programa oferece cursos, respostas a perguntas frequentes e fóruns de discussão.

O Projeto Amadeus (http://amadeus.cin.ufpe.br) é desenvolvido com base em pesquisas feitas pelo Grupo de Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional, vinculado ao Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. O site oferece um fórum em que usuários trocam informações com os desenvolvedores do software e entre si.

O Planeta Rooda (www.nuted.edu.ufrgs.br) foi criado pelo Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O diferencial do programa é que o ambiente virtual, com uma interface atrativa, é voltado para o Ensino Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental.

O ThinkQuest (www.thinkquest.org/pt_br), da Oracle Education Foundation, é um ambiente virtual inovador em vários aspectos. A plataforma não exige nenhuma compra ou instalação de software. Tudo pode ser feito pela internet. Seus conceitos são diferentes dos outros ambientes citados porque ele permite que o aluno crie o próprio material. Além disso, o ThinkQuest mantém uma grande biblioteca virtual com as melhores produções de seus usuários. Para usar a plataforma, as escolas devem enviar um pedido de autorização pelo site.
Escrito por André de Oliveira, publicado na Revista Carta na Escola, Ed. nº. 35, Abril/2009.

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