domingo, 4 de outubro de 2009

Vem ai.....WAVE.GOOGLE.COM...conheça um pouco mais sobre ele.

As primeiras contas comerciais de e-mail surgiram numa época em que muito se falava sobre as possibilidades da internet e pouco se fazia. Criado nos anos 60, o e-mail pouco mudou até hoje. Mas como seriam os e-mails se surgissem hoje, na fase da internet colaborativa e de relacionamento entre as pessoas?

O Wave (wave.google.com) une programa de e-mail, de armazenamento de arquivos e de chat - a ponto de não conseguirmos separar o que é o quê. É um novo serviço que coloca na mesma interface bate-papo para várias pessoas editarem documentos online ao mesmo tempo e arquivarem como num e-mail. O serviço ainda está em fase de testes e o Google já convidou desenvolvedores para trabalhar nele - o lançamento oficial ainda não tem data marcada.

Mas pra que misturar tudo? Digamos que você viajará para o Rio de Janeiro e quer saber os melhores lugares para sair à noite. Em vez de chamar algum amigo no chat, cria uma nova "onda". Este amigo adiciona outros na "conversa", que moram no Rio. Eles postam mapas, fotos de locais legais e ainda corrigem o jeito como você escreveu o nome de um bar, por exemplo.

Saindo do lazer para o trabalho, imagine editar um relatório com colegas de trabalho à distância. De certa forma já era possível fazer isso com o Google Docs, mas não simultaneamente. Para organizar o eventual caos, o Wave tem a ferramenta Playback. Quem entra no meio de uma conversa pode ver passo a passo quem fez o quê no documento. A "onda" fica salva para consulta e futuras buscas - como os chats no Gtalk ou as conversas no Gmail já ficavam.

O serviço é uma resposta do Google à web instantânea, cujo melhor exemplo é o Twitter. Mas não são microposts, e sim informações de várias naturezas (mapas, imagens, links) que devem gerar grandes ambientes para colaboração e interação. Uma vez que as ondas poderão ser públicas, abertas e buscáveis (como no Google Maps ou Docs), o Wave pode ser entendido como uma tentativa de reorganizar os mecanismos de colaboração online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário